Roda Mundo: Os 10 carros antigos e de coleção que mais valorizaram em 10 anos

Roda Mundo: Os 10 carros antigos e de coleção que mais valorizaram em 10 anos

Já imaginou ter uma grande paixão e ela ainda ser muito rentável? É exatamente isso que acontece com quem investe em carros antigos e de coleção. Ao contrário do que ocorre com veículos mais atuais que, geralmente, desvalorizam a cada ano, alguns modelos com mais tempo no mercado ficam cada vez mais valorizados.

O que faz com que a paixão por carros antigos seja literalmente “unir o útil ao agradável”. Afinal, não é nada mau saber que aquele hobby pode ser um ótimo negócio. É o que mostrou o estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).

De acordo com a pesquisa, realizada entre os anos 2005/2006 e 2015/2016 que analisou modelos que deixaram a linha de montagem no Brasil ou no mundo, os carros antigos com mais de 30 anos de fabricação tiveram alta nos últimos 10 anos superior à Selic, a taxa básica de juros. Em média, em uma década, os veículos analisados pelo levantamento valorizaram 23,9% acima da Selic.

E não para por aí. Os resultados também são expressivos em comparação com algumas aplicações financeiras tradicionais. Os carros antigos clássicos que há décadas estão fora das linhas de montagem renderam mais até do que alguns investimentos, como o tesouro direito, CDB e poupança.

Alguns automóveis apresentaram um desempenho surpreendente. É o caso da Kombi Corujinha, que liderou o ranking da pesquisa, com valorização de 135% acima da taxa básica de juros. Logo depois, em segundo lugar no levantamento, está o Dodge Charger que rendeu 125,9% a mais em comparação com a taxa Selic.

Na contramão dos clássicos pesquisados, o Ford Mustang Hard Top sofreu desvalorização e ficou 32,5% abaixo da taxa básica.

A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas foi realizada no ano de 2017 por meio de um questionário encaminhado e respondido por 103 colecionadores. O estudo analisou ainda cerca de seis mil anúncios de venda de carros antigos e, assim, chegou à conclusão sobre os 10 modelos clássicos que mais valorizaram entre os anos de 2005/2006 a 2015/2016.

  1. Kombi Corujinha

Grande destaque na pesquisa, este veículo da Volkswagen, vendido no Brasil entre os anos de 1950 a 1975, se tornou um dos ícones da indústria automobilística mundial e um dos modelos queridinhos dos brasileiros. Tanto é que recebeu o apelido carinhoso de Kombi Corujinha.

Fez sucesso não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Mesmo décadas do lançamento, como mostrou o levantamento, ainda é preferência entre os apaixonados por carros. E assim alcançou a primeira posição na pesquisa com valorização de 135% superior à Selic. E não é para menos. Além de ser um clássico, é um dos carros que mais desperta memória afetiva e é sinônimo de autenticidade.

  1. Dodge Charger

Imponente e único, este modelo foi sensação no Brasil nos anos 70. Fabricado pela Chrysler do Brasil desde 1971, tornou-se um dos automóveis mais procurados do mercado brasileiro.

Apesar de estar longe das fábricas automobilísticas há anos, o carro ainda causa por onde passa, atraindo todos os olhares e atenções. Segue como definição de estilo, exclusividade e poder. Tanto é que conquistou a segunda colocação no ranking dos mais valorizados, com retorno de 125,9% acima da Selic.

       3. Dodge Dart (duas portas)

Quem também conquistou o coração dos brasileiros foi o Dodge Dart, versão duas portas. A velocidade, potência, desempenho e o design diferenciado com linhas retas e cores modernas fizeram este modelo arrancar na frente na preferência dos consumidores.

Considerado por muitos como o carro de luxo brasileiro mais moderno da época, o modelo ainda é motivo de destaque. Ficou em terceiro na pesquisa dos clássicos mais valorizados em uma década, rendendo 117,7% a mais do que a taxa básica de juros.

  1. Chevrolet Camaro Coupé

Com mais de 50 anos de estrada, o Camaro é um coupé esportivo de porte médio da Chevrolet. Estiloso, emblemático, potente e muito bonito, o modelo foi a aposta da General Motors para concorrer com o Mustang, da Ford, produzido na mesma época.

Ganhou mais destaque em 1967 ao ser escolhido como Pace Car oficial das 500 milhas de Indianápolis. Teve sua produção interrompida em 2002 e uma nova versão anunciada em 2009. No entanto, a versão original ainda faz sucesso.

Prova disso é estar entre os quatro carros antigos mais valorizados, garantindo retorno de 116%.

  1. Ford Maverick

Para tentar frear o sucesso do Opala, a Ford lançou em junho de 1973 o Maverick. O modelo trouxe como diferencial os motores V8 americanos para o Brasil. Desta forma, naturalmente o carro se tornou um dos favoritos dos jovens e solteiros, especialmente, dos mais abastecidos financeiramente.

Mesmo com o passar dos anos, o Maverick ainda esbanja estilo, imponência e potência. Aparece na quinta colocação da pesquisa dos mais rentáveis, com valorização de 75,5% acima da Selic.

  1. Ford Galaxie

Em meados dos anos 60, a Ford resolveu trazer um pouco do padrão norte-americano para as ruas do Brasil. Para isso, apresentou ao público em 1966, o Galaxie, veículo de luxo que impressionou pelo tamanho. Com 5 metros de comprimento por 2 metros de largura, o modelo, claro, não passou despercebido.

O que acontece até hoje. Na pesquisa entre os clássicos antigos que mais rendem está em sexto lugar, 55.9% além da Selic.

  1. Chevrolet Opala Diplomata 4.1

Clássico dos clássicos, o Opala Diplomata foi topo de linha do clássico modelo da Chevrolet e se tornou um dos modelos mais caros e desejados do mercado brasileiro nos anos 80 e início da década de 90.

Marcante até hoje também ganhou destaque na corrida entre os mais valorizados, rendendo 53% a mais do que a taxa básica.

  1. Camaro Type LT

Segunda geração do Camaro, o Type LT foi lançado no final de 1973 e não demorou para mostrar potencial para ser um grande sucesso de vendas.

Décadas depois ainda tem bom desempenho, alcançando a oitava melhor colocação entre os carros antigos que mais renderam em uma década. O Camaro Type LT atingiu valorização de 45,9% superior à Selic.

  1. Volkswagen SP2

Com design diferenciado, irreverente e único, o Volkswagen SP2, lançado em 1972, é considerado uma joia criativa da indústria automobilística brasileira.

Ainda é disputado pelos colecionadores e, por isso, também aparece na lista dos carros antigos mais rentáveis, com crescimento no valor de 39.8% se comparado à Selic.

  1. Ford Landau

Símbolo de poder, o Ford Landau tornou-se o carro oficial do presidente da República, o que gerou grande notoriedade ao modelo. Lançado em 1977, pela imponência o carro de luxo continua a despontar entre os mais marcantes de todos os tempos.

Por isso, também conseguiu vaga no levantamento da FGV, ficando na décima posição ao valorizar 39%.

Se você também se interessa por carros antigos, conte com a Maxima. Mais que um negócio, o universo de veículos clássicos é a nossa paixão. Temos uma vertical totalmente pensada para o serviço de importação/exportação destes modelos. Para saber exatamente como funciona este serviço, leia o post no nosso blog clicando aqui!

Desde 2015 estabelecemos relações de confiança com quem compartilha desse mesmo amor, oferecendo um atendimento diferenciado e de excelência! 

Deixe uma resposta