Relembre 6 carros que viraram clássicos nas telas de cinema

Relembre 6 carros que viraram clássicos nas telas de cinema

Considerado como “a sétima arte”, o cinema tem impacto significativo nas nossas vidas. Quantos lugares, figurinos ou frases entram para o imaginário coletivo através de filmes icônicos?

E com os carros não é diferente: a sétima arte eternizou alguns veículos, tornando-os símbolos de uma época – às vezes, mais lembrados que o próprio longa-metragem em que aparecem… vamos rever alguns?

1. DeLorean DMC-12 (1981)
Olhar um DeLorean DMC-12 de 1981 é lembrar da franquia De Volta Para o Futuro e, certamente, todo geek, nerd ou colecionador certamente sonha com um desses na garagem.
Apesar de ter sido eternizado pelo cinema, a marca de automóveis criada por John DeLorean teve vida curta: fabricou modelos de 1975 até 1982, quando decretou falência. Ao todo, 9200 unidades do DeLorean foram fabricadas, mas só o dos filmes era capaz de viajar no tempo.

2. Dodge Charger R/T (1970)
O carro amado por Dominic Toretto, personagem de Vin Diesel em Velozes e Furiosos, é marcante para os filmes de ação: as cenas finais do longa-metragem que inaugura a franquia mostraram um modelo do Dodge Charger R/T 1970 em acrobacias inimagináveis.

3. Cadillac Miller-Meteor (1959)
Os Caça-Fantasmas, filme de 1984 com Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Winston Zeddemore arrecadou quase US$ 300 milhões, e ajudou a eternizar o Cadillac Miller-Meteor ano 1959.
No longa-metragem, o carro recebeu o título de Ecto-1, sendo utilizado para carregar os equipamentos dos caçadores, além de na perseguição aos fantasmas pela cidade.

4. Volkswagen Fusca Modelo 117 (1963)
Se Meu Fusca Falasse hoje é apenas um clássico do final dos anos 1960, mas ele foi o responsável por eternizar o Herbie. O longa-metragem produzido pela Disney, que se tornou uma franquia de sucesso, deixou o modelo 117 do Fusca, ano 1963, famoso.

5. Ford Explorer XLT UN46 (1994)
Ainda que não seja peça central de Jurassic Park, o Ford Explorer XLT UN46 de 1994 entrou para a história do cinema, já que era utilizado pelos cientistas e pela equipe do parque no longa-metragem – uma das cenas mais emblemáticas do filme resulta na destruição do modelo.

6. Aston Martin DB5 (1964)
Difícil imaginar outro personagem do cinema tão marcante na cultura popular quando James Bond – o 007, maior agente secreto do mundo. Mas não foi apenas o terno, a estética ou o elenco que entraram para o imaginário popular: a franquia de filmes também ajudou a perpetuar o modelo Aston Martin DB5 de 1964.
O sucesso fez a montadora criar alguns modelos com ferramentas que James Bond utilizava nos filmes!

Fotos: Reprodução Wikimedia Commons

Deixe uma resposta