Brasília – Representantes dos países do Mercosul e da Coreia do Sul estiveram reunidos até a última sexta-feira (4 de outubro) na cidade sul-coreana de Busan durante a IV Rodada de Negociações do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Coreia do Sul. Segundo declarações recentes do embaixador sul-coreano em Brasília, as negociações poderão ser concluídas no meio do próximo ano.
O embaixador disse acreditar que o acordo vai encorajar a cooperação entre o Mercosul e a Coreia do Sul nos campos da indústria, do comércio e da cooperação econômica. O diplomara sul-coreano mostrou-se igualmente confiante em que o acordo a ser assinado contribuirá para a realização de novos investimentos do país asiático no Brasil.
A expectativa no governo brasileiro é de que com a assinatura do acordo poderá haver um aumento significativo no fluxo de comércio entre o Brasil e a Coreia do Sul. Para que isto aconteça terá que haver uma forte mudança nas tendências registradas no comércio bilateral até o mês de agosto.
Do lado das exportações brasileiras foi registrada uma queda de 3,2% e as vendas para os sul-coreanos somaram US$ 2,123 bilhões, correspondentes a 1,48% do volume total exportado pelo Brasil. No tocante às exportações sul-coreanas, a queda foi bem mais expressiva (13,94%) e o total exportado para o Brasil somou US$ 3,274 bilhões. Com esses números, a Coreia do Sul foi o décimo-primeiro país de destino das exportações brasileiras e o quinto maior fornecedor mundial de produtos ao Brasil.
Via Comex do Brasil