Em meio a uma pandemia, manter a linha de produção de uma empresa funcionando é muito mais do que um simples desafio, é também uma necessidade de sobrevivência das corporações.
Neste início de 2021, temos um cenário político mundial instável, que faz com que os gestores se perguntem: como manter a saúde de uma empresa em meio a tantas mudanças?
Vamos voltar um pouco ao passado.
Quando o mercado brasileiro se “globalizou”, na década de 1990, tínhamos um país com uma democracia recente, com uma moeda volúvel e, ainda assim, tivemos a entrada de várias empresas em nosso país. O comércio internacional ganhou força e multinacionais trouxeram seus investimentos e suas vagas de trabalho para a nossa nação tupiniquim.
Ok, lá se vão trinta anos… Quantas mudanças observamos nesse período.
Mas, não vamos discutir política, certo?
Vamos analisar que tudo muda e devemos fazer jus à nossa formação, seja ela acadêmica ou aquela que tivemos durante as nossas vidas.
Enfim, é possível sim adotar estratégias que reduzirão os custos das empresas. Estratégias logísticas e estratégias fiscais, de compra e de venda, que poderão auxiliar as empresas a atravessarem essa fase.
Para isso, se faz necessário avaliar se o seu produto pode ou não ser exportado, se sua matéria-prima pode ou não ser importada. Ou seja, se você, gestor, pode ou não ser um descobridor de novos mercados.
É importante observar que, para iniciar essa jornada, será preciso alguns pequenos ajustes, mas afirmo que importar e exportar é mais simples do que parece.
Um aviso importante! Não deixe os termos técnicos assustarem você e lembre que somos desbravadores do comércio exterior. Então, vamos lá!
Como habilitar minha empresa para importar e exportar?
O primeiro ponto é habilitar o CNPJ no RADAR. Hoje em dia é tudo online, não leva nem 10 minutos.
Cabe lembrar que será necessário que você, empresário e responsável legal, tenha certificado digital e-CPF e já tenha aderido previamente ao domicílio tributário eletrônico para fazer esse procedimento online.
Vale lembrar também que a Receita Federal divide o limite das importações em três modalidades:
- Radar Expresso: a empresa pode exportar sem limite, mas importar até USD 50.000,00 semestrais.
- Radar Limitado: a empresa pode exportar sem limite, mas importar até USD 150.000,00 semestrais.
- Radar Ilimitado: a empresa pode exportar e importar sem limite.
Você chegou até aqui? Ótimo! Sim, eu sei que não é justo poder exportar sem limite e ter restrições para importar, mas são essas as regras do jogo.
E agora, não menos importante, você, nobre empresário, ficou curioso para saber como começar a explorar esse oceano de possibilidades que a importação e exportação permitem?
Saiba que a Maxima Sul está aqui para ajudar nesse processo.
Nossa equipe irá te auxiliar e explicar cada passo nos mínimos detalhes. No final você perceberá que podem ser alcançados bons negócios por meio do comércio exterior.
Autora: Lisandra Lutz, colaboradora da Maxima Sul