Como o metaverso vai afetar o Comércio Exterior?

Como o metaverso vai afetar o Comércio Exterior?

Antes de refletirmos a respeito do modo como o metaverso vai afetar o Comércio Exterior, é preciso compreender do que se trata esse conceito. Para muitos, ainda é algo distante, localizado em um universo paralelo, quase inatingível. No entanto, a maneira como as empresas estão lidando com o potencial do metaverso gera uma tendência para o lado oposto. Em outras palavras, vale a pena começar a entender do que se trata esse “novo mundo”, a fim de que, no momento oportuno, estejamos mais familiarizados com ele.

 

Do que se trata o Metaverso?

Na prática, o metaverso não é uma total novidade. O modo como as tecnologias estão se desenvolvendo, incluindo suas funcionalidades e velocidade de avanço, são aspectos inerentes para a aceleração desse processo. Ao se falar em metaverso, fala-se da possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela. Há casos, como é mais costumeiro de se pensar, que se trata de uma realidade ficcional. Nos games, essa ideia se tangibiliza, sobretudo às pessoas mais leigas.

No entanto, um dos grandes saltos do “novo metaverso” do qual se tem falado nos últimos anos, sobretudo depois da mudança do nome do Facebook para Meta, trata-se da qualidade e da intensidade da imersão nessa realidade paralela. O grande objetivo por trás dessa empreitada consiste em criar uma sensação cada vez mais realista ao imergir no metaverso. Por isso, é preciso que haja toda uma estrutura planejada no mundo real para sustentar todo esse avanço tecnológico.

Dessa maneira, considerando o aumento do alcance, que ocorrerá gradualmente, do metaverso, é notável sua penetração em diversos âmbitos da vida. Um deles, e talvez um dos mais prementes, situa-se nas negociações entre as empresas. Isso quer dizer que, para além da instância de entretenimento, que nos é familiar por meio dos jogos, há outros setores nos quais essa realidade estará presente.

Atualmente, já há uma série de empresas adeptas ao ambiente virtual do metaverso para realizar reuniões e eventos, por exemplo. Isso gera uma maior expansão das oportunidades de negócio, pois as fronteiras físicas se esvaem. Além do encontro virtual, as possibilidades de tradução simultânea e de trocas mais eficazes, por meio das funcionalidades do metaverso, são alguns dos aspectos que contam a seu favor.

 

Quais são as funcionalidades do Metaverso?

De forma bastante sintetizada, reuniremos, para facilitar, algumas das principais funcionalidades do metaverso. Isso ajudará os leitores a entenderem, simultaneamente, as funções disponíveis nessa realidade paralela, assim como as oportunidades que ela traz.

  1. Games: como principais exemplos, temos os jogos Roblox, Fortnite, Axie Infinity, Star Atlas e The Sandbox.
  2. Eventos corporativos: essa funcionalidade abre grandes portas de networking e, consequentemente, de expansão dos negócios.
  3. Educação: já há projetos bastante sofisticados em relação ao planejamento de aulas e seminários no ambiente do metaverso.
  4. Cultura: algumas das manifestações culturais que já saíram do papel (e do mundo físico) e foram para o metaverso foram shows de cantores como Ariana Grande, Travis Scott e Foo Fighters.
  5. Comércio Exterior: o metaverso possui um potencial enorme de trazer mudanças ao mercado internacional através do oferecimento de tecnologia capaz de resolver os impasses linguísticos, além de quebrar as fronteiras físicas.

 

Oportunidades do Comércio Exterior no metaverso

Como já foi falado, o metaverso vai afetar o comércio exterior de várias formas. A maneira mais previsível e direta de calcular esse impacto consiste no modo como essa realidade paralela impactará na maneira de as negociações acontecerem. Dessa forma, além de facilitar e acelerar os processos que, tradicionalmente, demorariam mais tempo para se efetivarem, o metaverso trará consigo outras dinâmicas de funcionamento.

Ao se estabelecer no ambiente virtual, é notório que haverá uma série de mudanças também no âmbito legal das empresas. De maneira indissociável, será preciso atualizar e mesmo criar algumas diretrizes que deverão formalizar e padronizar determinados processos. Essas inovações, embora indispensáveis, tenderão, ao mesmo tempo, a ser firmadas já em um contexto mais fluido e menos engessado. Assim, nenhuma das oportunidades inatas desse novo ambiente será comprometida com as suas novas resoluções legais, sejam elas quais forem. Abaixo, ressaltamos algumas das principais oportunidades que são vislumbradas para o comércio exterior, a partir do metaverso:

  1. Aceleração das negociações com empresas internacionais;
  2. Otimização da comunicação realizada com outros profissionais e empresários;
  3. Economia em deslocamentos;
  4. Possibilidade maior de participação em eventos e fóruns internacionais;
  5. Mais facilidade de visitar empresas em diferentes lugares ao redor do mundo;
  6. Ganho no potencial de fechar novos negócios e conseguir novos investimentos;
  7. Ganho de tempo e conhecimento em relação aos produtos de outras empresas;
  8. Possibilidade de realizar inúmeras negociações ao mesmo tempo;
  9. Qualificação das relações, graças à tecnologia de tradução simultânea.

Nessa lista, poderiam ser citadas inúmeras outras oportunidades que o metaverso traz consigo no âmbito do comércio exterior, pois suas potencialidades são inúmeras. Além disso, como se trata de uma realidade que ainda está sendo explorada pelas empresas, muitas outras questões certamente serão descobertas ainda. Por isso, vale a pena entender o modo como o metaverso vai afetar o comércio exterior e todas as instâncias de nossas vidas.

Deixe uma resposta