Exportação e Importação: Conhecendo as vantagens

Exportação e Importação: Conhecendo as vantagens

 

Exportação e importação são atividades muito essenciais para ajudar o crescimento econômico dos países. São duas práticas referentes ao comércio internacional relacionadas, respectivamente, à entrada (compra) e à saída (venda) de produtos de um determinado país. Exportar: Significa a saída de um produto ou mercadoria de um país para o outro. Importar: É quando um país compra mercadorias ou produtos originados de outro país. 

Quais são as vantagens de uma exportação:

  • Diversificação de mercado: Ampliar o share de mercado traz uma segurança a longo prazo, desta forma as empresas ficam menos suscetíveis aos riscos de operar somente no mercado interno, como, por exemplo, em tempos de crises econômicas, de retração das vendas e épocas sazonais em que o consumo diminui.
  • Redução da carga tributária: Reduz a carga tributária, não havendo recolhimento dos impostos que acontece nas vendas internas. Os produtos fabricados com a finalidade de exportação estão isentos das seguintes cobranças: IPI, ICMS, PIS, Cofins e IOF.
  • Melhorias/aperfeiçoamento: Empresas que realizam exportação estudam mais tendências do mercado global, visto que precisam atender às normas e aos padrões internacionais, dessa maneira, exportar faz com que a empresa invista em equipamentos mais modernos, treinamentos dos funcionários e no desenvolvimento de conhecimento específico.
  • Inovação: As empresas que exportam buscam melhores inovações no mercado e tendem a estar melhor posicionados em relação às não exportadoras;
  • Visibilidade: Ao exportar, todos os itens mencionados acima faz com que a organização evolua em diversos aspectos, tornando-a mais moderna e competitiva. Esses diferenciais impactam, diretamente, a força e o valor da marca, tanto para investidores quanto para o consumidor final, a marca ganha maior destaque, reconhecimento e relevância, internamente e externamente;

Quais são as vantagens de uma importação:

  • Preços atrativos: Mesmo com todos os encargos tributários, pode ser vantajoso importar de outros mercados, com sua dinâmica altamente produtiva, os mercados internacionais oferecem preços reduzidos e atrativos.
  • Compra direto do fabricante: Você compra direto da fábrica, tem acesso aos melhores custos e não fica dependente do estoque e condições dos atacadistas ou distribuidores.
  • Incentivo: Estímulo do governo federal e estadual para a importação, principalmente para máquinas e equipamentos destinados a indústria.
  • Mão de obra: O Brasil não tem o mesmo índice de produtividade de grande parte dos países, principalmente a China. Demoramos mais tempo, precisamos de mais gente para produzir um mesmo produto e também o custo é maior. Desta forma, é muito comum as empresas produzirem no exterior e realizarem a importação do produto pronto para a venda.
  • Produtos/matérias primas exclusivas: Através da importação, você tem acesso a um mercado global, onde muitos dos produtos que você pode importar não estão disponíveis no Brasil. Dessa forma, a possibilidade de trabalhar com exclusividades ou raridades é um ótimo apelo para as vendas. Se você souber como explorá-lo bem, vai conseguir ótimos resultados.
  • Diferencial: Com equipamentos de última geração, produtos de alta qualidade e preços competitivos, seus negócios passarão uma imagem de dinamismo e de competência de maneira que o marketing de sua empresa será beneficiado pelas importações.

 

Importar e exportar são fatores importantes para a economia de qualquer país, tanto para os desenvolvidos quanto para os subdesenvolvidos. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira o site da MAXIMA e conheça nosso portfólio e nossos serviços. Acompanhe o site para ler mais notícias do setor

Deixe uma resposta