Documentação Necessária para Importação de Veículos antigos de coleção

Documentação Necessária para Importação de Veículos antigos de coleção

Importar um veículo antigo de coleção, seja um carro, moto, caminhonete, caminhão etc. é o sonho de muitos colecionadores e entusiastas do automobilismo. Ter uma peça rara e histórica na garagem, preservando a herança automotiva, é algo especial. No entanto, para que essa importação ocorra de forma tranquila e sem problemas com a Receita Federal e outros órgãos reguladores, é essencial ter a documentação 100% correta. Vamos listar abaixo os principais documentos e procedimentos que fazem parte de todo o nosso trabalho aqui na Maxima Sul para realizar o processo de importação de ponta a ponta dos mais variados tipos de veículos do mundo todo.

 

Importante: atualmente a legislação brasileira somente permite a importação de veículos novos (zero km) ou então com mais de 30 anos de fabricação (enquadrado como veículo de coleção).

 

  1. Fatura comercial / Invoice

A Fatura Comercial é o documento formal que oficializa a transação entre o exportador estrangeiro e o importador do carro no país. Ela deve ser preenchida com todas as informações referentes ao exportador (vendedor), importador (comprador), dados do veículo, como valor, ano/marca/modelo, número do chassi, peso, país de origem, condição de pagamento, dados para pagamento etc. de acordo com o art. 557 do regulamento aduaneiro.

 

  1. Dispensa de LCVM 

Veículos importados com motor a combustão precisam ser licenciados e registrados no IBAMA por conta do controle de emissão de poluentes. No caso de veículos de coleção, é necessário obter a Dispensa de LCVM – Licença para veículos, motores ou máquinas emitida pelo PROCONVE – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

 

  1. Licença de Importação (LI/LPCO)

Visto que se trata da importação de uma mercadoria usada, está sujeita a emissão de uma Licença de Importação – LI/LPCO para que seja aprovada pelo SECEX – Secretaria de Comércio Exterior que é órgão responsável pelo controle/autorização da importação de mercadorias usadas de acordo com o que é permitido pela legislação vigente.

 

  1. Certificado de originalidade e veículo de coleção (CVCOL)

Para que o veículo seja considerado de COLEÇÃO e, em alguns casos, isento de certas regulamentações de emissões ou segurança, é necessário um certificado que comprove sua originalidade. Esse documento pode ser emitido por clubes de automóveis antigos credenciados e precisa atestar que o carro mantém as características originais de fábrica da época em que foi produzido, como motor, chassi, e carroceria.

 

  1. Certificado de Adequação ao Trânsito (CAT)

Para que todo e qualquer veículo importado possa ser emplacado no Brasil, é necessária a obtenção do CAT – Certificado de Adequação ao Trânsito, emitido pelo SENATRAN, o qual atesta que o veículo está apto a rodar nas vias públicas de trânsito em conformidade com a legislação específica nacional.

 

  1. Conhecimento de Embarque (BL/CRT/AWB)

O Conhecimento de Embarque é o documento emitido pela empresa transportadora (Maxima Sul) responsável pelo embarque do veículo ao Brasil. Ele é necessário para o processo de desembaraço aduaneiro, comprovando que o carro foi embarcado no exterior e está a caminho do país.

 

  1. Declaração de Importação (DI/DUIMP)

Após a chegada ao Brasil e o com toda documentação de acordo, é feito então o registro da importação junto a Receita Federal através de uma Declaração de Importação – DI/DUIMP. Esta declaração é registrada pelo Despachante Aduaneiro (Maxima Sul) junto ao SISCOMEX – Sistema de Comércio Exterior do Governo, sendo que é neste momento onde são recolhidos todos os tributos devidos e temos então a parametrização da importação (canal verde, amarelo ou vermelho)

 

  1. Pré-cadastro RENAVAM

Uma vez que a importação for desembaraçada, é necessário então solicitar a inclusão do pré-cadastro RENAVAM para que seja lançado o número do chassi do veículo e posteriormente seja possível realizar o seu emplacamento em qualquer CRVA.

O processo de importação de carros antigos de coleção pode ser longo e exigente, mas com a documentação adequada, é possível superar os obstáculos burocráticos. Contar com uma assessoria especializada, como a Maxima Sul, que tem experiência em importação de veículos, é essencial para realizar o processo. Desde o preenchimento dos documentos, logística internacional até o desembaraço aduaneiro, a Maxima Sul garante que o seu veículo chegue ao Brasil de forma segura e dentro de todas as exigências legais.

 

Pronto para importar seu clássico dos sonhos? Entre em contato com a Maxima Sul e conte com especialistas que farão todo o processo de importação, com atenção aos detalhes e garantia de que tudo estará dentro da lei.

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