Modal de transporte: como definir o melhor para exportar a minha carga?

Modal de transporte: como definir o melhor para exportar a minha carga?

Orçamento, prazos, praticidade e segurança  geralmente são alguns pontos que as empresas têm em mente ao pensar em exportação. Outras preocupações são o peso da carga e se ela tem alguma restrição de modal de transporte. Isso porque algumas mercadorias não podem ser movidas em determinados tipos de condução.

As diversas opções de modal de transporte

Quem quer internacionalizar seu negócio, conta com cinco principais opções de modal de transporte: rodoviário, hidroviário, ferroviário, aéreo e dutoviário. Para definir o melhor modal de transporte para exportar sua carga, você precisa saber quais são suas necessidades e prioridades. Como tudo na vida, cada um deles tem seus prós e contras. Vamos conferir quais são?

Transporte rodoviário

Precisa de uma rota mais flexível e chegar a praticamente qualquer lugar? Opte pelo transporte rodoviário. A malha rodoviária do Brasil se estende por aproximadamente 1.563 mil quilômetros. Não é à toa que essa modalidade representa cerca de 65% da movimentação de cargas no país.

Essa também é a alternativa menos burocrática. A documentação necessária para transportar carga em caminhões é menor do que em outros tipos de condução.

Entretanto, esse modal de transporte tem suas limitações. Duas delas vivenciamos no dia a dia, independentemente de estar transportando carga ou não: o trânsito e a insegurança. Sempre imprevisíveis, os congestionamentos na estrada precisam estar calculados no prazo de entrega. Infelizmente, o roubo de cargas não é algo impossível de acontecer. Por isso, estar coberto por um seguro é importante.

O custo do modal rodoviário também não é dos mais atrativos. Dependendo da origem e do destino, os gastos com combustível e pedágios se acumulam e totalizam um valor alto. 

Transporte aéreo

Você busca rapidez ao percorrer grandes distâncias? Então o mais recomendado é enviar sua carga por avião, o modal de transporte mais veloz de todos (pelo menos na América Latina e pelo menos por enquanto).

Contudo, é preciso se certificar com a companhia aérea quantas conexões estão previstas entre origem e destino. Dado que, dependendo do tempo de espera, o transporte terrestre pode valer mais a pena.

Também fique de olho no seu orçamento, principalmente se sua carga for pesada ou volumosa. E lembre-se: artigos perigosos, que têm risco de explosão, não podem ser despachados via transporte aéreo.

Transporte hidroviário/marítimo

Você não tem pressa na entrega e quer pagar menos? Aposte no transporte hidroviário: tanto fluvial (por rios e lagos) como marítimo (através dos oceanos). Ele serve para praticamente qualquer tipo de carga. Máquinas de grande porte? Sim! Mercadorias a granel? Sim! Embalagens que lotam um contêiner? Sim! Produtos que não completariam um container? Também!

No caso dos contêineres, quem precisa de toda a unidade deve escolher o FCL (Full Container Load, ou “Contêiner Totalmente Carregado”). Já para os que necessitam somente de uma porção dele, existe a oportunidade de compartilhar um, optando pelo LCL (Less Container Load, ou “Menos do que Carga de Contêiner”).

O custo do frete pode ser calculado por tonelada, metro cúbico, TEU (Twenty feet Equivalent Unit, ou “Unidade equivalente a 20 pés”). Mas cuidado: em alguns casos, é preciso pagar cobranças adicionais.

Demurrage é uma delas. Neste caso, o valor ocorre quando é excedido o tempo livre de permanência com o contêiner (o freetime). Outra despesa portuária obrigatória é o THC (Terminal Handling Charge, ou “Cobrança por movimentação no terminal”), que é o deslocamento do contêiner do navio até a pilha onde ele ficará armazenado.

Soja, milho, combustíveis, minério de ferro, produtos químicos inorgânicos, adubos fertilizantes, sementes, frutos, oleaginosos, areia, cana-de-açúcar e borracha são alguns dos produtos transportados por água. 

Transporte ferroviário

Você tem muita carga e preza pela economia? Avalie a opção do transporte ferroviário. Minério de ferro, soja, açúcar, carvão mineral, milho, farelo de soja, óleo diesel, celulose, produtos siderúrgicos e ferro gusa são alguns dos produtos que usam esse modal de transporte.

Ainda que a linha férrea no Brasil seja uma das menores dos países de dimensões continentais, com aproximadamente 29 mil quilômetros, o país apresenta uma tendência de crescimento nesta modalidade. Hoje em dia, cerca de 15% da carga nacional é movida por trens. Outra boa notícia é a constante queda no número de acidentes.

Transporte dutoviário

Sua necessidade é transportar fluídos líquidos ou gases? A solução pode estar no transporte dutoviário.O menos conhecido e difundido entre os modais, consiste em transportar produtos por dutos subterrâneos, aparentes ou submarinos.

A carga pode ser enviada por longas distâncias, em grandes quantidades, a um custo operacional relativamente baixo. Contudo, o investimento inicial é grande e a burocracia também. Outras desvantagens são o percurso inflexível e o risco de danos ambientais.

Unimodal, intermodal, multimodal?

Outra pergunta que você precisa se fazer ao escolher o melhor modal de transporte para exportar sua carga é a forma de transporte. Ela será unimodal, intermodal, multimodal? Ficou confuso? A gente explica:

  • Unimodal: depende de apenas um modal de transporte (rodoviário, hidroviário, ferroviário, aéreo ou dutoviário). Por exemplo: um caminhão que leva produtos do Brasil até o Chile.
  • Intermodal: quando o transporte é feito por mais de uma modalidade e cada uma delas está coberta por um conhecimento de embarque diferente. Por exemplo: primeiro, o caminhão leva a carga da fábrica brasileira até o aeroporto e, de lá, um avião transporta os produtos até solo chileno.
  • Multimodal: a carga também é transportada em mais de uma modalidade, porém coberta sempre com um único conhecimento de transporte. Por exemplo: o caminhão leva a mercadoria até um porto do Brasil e, a partir daí, ele é enviado de navio para um porto do Chile e, em seguida, um caminhão carrega os produtos até o destino final, sendo utilizado o mesmo conhecimento de embarque para todos os trechos.

Precisa de ajuda para escolher um modal de transporte?

Fale com a Maxima Sul se você ainda está em dúvida sobre o melhor modal de transporte para sua carga. Desde 2003, desenvolvemos soluções em comércio exterior. Atuamos em todas as aduanas do país, garantindo serviços de qualidade controlados pela nossa central de operações.

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