Um levantamento do Banco Central mostrou que as commodities brasileiras impulsionaram o mercado de exportação do país durante a pandemia.
O aumento na quantidade de soja exportada, especialmente na região Centro-Oeste e de minério de ferro, na região Norte, que registrou um aumento nos preços, foram os itens que mais tiveram destaque. Em contrapartida, a exportação de produtos manufaturados, especialmente produzidos pelas regiões Sudeste e Sul, tiveram queda.
A balança comercial superou em US$ 2,9 bilhões os valores alcançados em 2020, em relação a 2019. Com a queda na demanda doméstica e a depreciação do câmbio, as importações tiveram uma baixa intensa.
O aumento no preço da soja se deu devido à safra recorde no ano passado e pela grande demanda internacional. As vendas de minério de ferro também cresceram, o que ocasionou um aumento dos preços internacionais da commodity. A participação da China como mercado do minério brasileiro também aumentou, passando de 59,6%, em 2019, para 71,8%, em 2020.
Já as exportações de óleos brutos de petróleo, exportadas para a China, registraram queda no preço, como efeito dos preços internacionais mais baixos, apesar da evolução positiva na quantidade exportada.
O açúcar de cana bruto, um produto semimanufaturado, teve alta no valor de exportação, com ênfase no aumento da quantidade exportada.
Fonte: Comex do Brasil